segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Um Músico na Noite

Ontem dia 13 de novembro de 2008, o policiamento estava bastante ostensivo na cidade do Rio de Janeiro, o que até justifico o fato por conta de eu considerar o Rio a cidade mais violenta do país. Um policial me parou por volta das 00:30 h para me revistar, para exercer algo no qual ele neologisticamente denominou "dar uma geral". Após esta revista quase soviética ele concluiu que não havia nenhuma substância ilícita em meu porte. A questão que eu deixo é essa: Será que justifica o fato de alguns policiais serem pouco educados e de levantarem o tom de voz na hora de abordar um cidadão? Afinal, pagamos por um serviço pelo qual os policiais exercem, já que passaram em concurso público. O trabalho da polícia é para ser respeitado, e é essencial para a manutenção da ordem pública, mas essas atitudes só degradam ainda mais a imagem da segurança pública no Rio. A Polícia deve perseguir bandido, e não um cidadão honesto.

A questão nisso tudo é:

A Polícia Militar é atualmente preparada para lidar com a população, ou este modelo não cabe mais numa sociedade pós-governo militar?

Deixo para vocês uma antiga canção do Renato Russo que ele fez para a banda Capital Inicial:

Veraneio Vascaína

Cuidado pessoal, lá vem vindo a veraneio Toda pintada de preto, branco, cinza e vermelho Com números do lado, e dentro dois ou três tarados Assassinos armados e uniformizados Veraneio Vascaína vem dobrando a esquina Porque pobre quando nasce com instinto assassino Sabe o que vai ser quando crescer desde menino Ladrão para roubar ou marginal para matar "Papai, eu quero ser policial quando eu crescer" Se eles vêm com fogo em cima é melhor sair da frente tanto faz, ninguém se importa se você é inocente Com uma arma na mão eu boto fogo no país E não vai ter problema,eu sei, estou do lado da lei Cuidado pessoal, lá vem vindo a veraneio Toda pintada de preto, branco, cinza e vermelho Com números do lado, e dentro dois ou três tarados Assassinos armados e uniformizados Veraneio Vascaína vem dobrando a esquina Veraneio Vascaína vem dobrando a esquina Veraneio Vascaína vem dobrando a esquina.


Célio Azevedo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trolls não serão respondidos e nem tolerados. Apenas ignorados e banidos!
Sejam civilizados, por gentileza!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.